Como funciona a homeopatia veterinária
A homeopatia veterinária é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) – desde 2000. Trata-se de um tratamento terapêutico não-invasivo que atua sobre o indivíduo e não sobre os problemas que apresenta.
Pode ser utilizada para tratamento preventivo ou curativo de enfermidades e distúrbios comportamentais e visa restabelecer o equilíbrio da saúde e do bem-estar.
O médico veterinário deve ser especializado em homeopatia veterinária para poder prescrevê-la. Diferente de uma consulta clínica convencional, ele aprofundará o seu conhecimento sobre o animal e os seus tutores, a fim de investigar as causas de determinada doença ou comportamento.
Os principais diferenciais da homeopatia estão nas características dos medicamentos homeopáticos que são livres de resíduos; ou seja não intoxicam o organismo e não apresentam efeitos colaterais, proporcionando qualidade no tratamento e protegendo o organismo do animal.
A medicação na homeopatia veterinária pode ser prescrita em dois formatos: glóbulos de açúcar e medicamento injetável.
Mitos e verdades
A homeopatia funciona?
A homeopatia é reconhecida como uma ciência médica e conta com inúmeros estudos científicos realizados no Brasil e no mundo comprovando seus efeitos. Os tratamentos homeopáticos são naturais e não têm efeito colateral. Sua ação é excelente se bem modalizada pelo profissional homeopata qualificado, pois sua prescrição depende de uma boa repertorização, anamnese e observação não só da patologia mas de vários fatores ambientais e mentais.
A atuação da homeopatia é demorada / lenta?
A ação do medicamento homeopático inicia assim que administrado, pode ser de resposta imediata ou gradativa, promovendo a melhora dos sintomas mentais e/ ou físicos de acordo com a dinâmica individual de resposta do organismo.
A homeopatia piora os sintomas para depois melhorar?
Na homeopatia, o tratamento é focado no paciente e não especificamente na doença, tratando o paciente como um todo, promovendo a adequação no funcionamento e protegendo o organismo das injúrias causadas por fatores estressantes como perdas, mudanças, vírus, bactérias e outros. Na terapêutica homeopática pode ocorrer inclusive exoneração da doença e/ ou retrocesso de seus sintomas, dependendo da resposta do organismo de cada indivíduo.
A homeopatia pode ser associada a alopáticos?
A homeopatia pode e deve ser associada a alopáticos, pois não produz interação medicamentosa ou efeitos colaterais. Pode ser utilizada junto a alopatia, propiciando uma terapia mais eficaz no tratamento e melhorando a qualidade de vida do paciente. Um exemplo clássico dessa união é o tratamento oncológico.
A homeopatia é contra a vacinação?
Oficialmente, a homeopatia no Brasil é a favor da vacinação. Apesar das controvérsias e ainda que alguns profissionais homeopatas sejam contra a aplicação de vacinas, a vacinação ainda é a melhor forma de reduzir o risco de algumas doenças graves e algumas são obrigatórias. A homeopatia pode ser associada à vacinação como forma de amenizar os efeitos colaterais das vacinas e fortalecer a imunidade.
Qualquer doença pode ser tratada com homeopatia?
A homeopatia pode tratar qualquer doença melhorando as condições do organismo. Porém em algumas situações – especialmente em doenças
incuráveis – é necessário o uso do medicamento alopático, como é o caso da terapêutica com o uso da insulina para diabéticos, associando-se a homeopatia beneficamente ao tratamento médico tradicional.