Pandemia transforma relacionamento com Pets

A pandemia foi responsável pela mudança de comportamento não só dos brasileiros mas da humanidade. O isolamento social aumentou o interesse no relacionamento e na qualidade de vida com seus PETS. 

O interesse por PETS no Brasil gera recorde em posts nas redes sociais, principalmente com esse clima de incertezas e más notícias, que levam as pessoas a buscarem conteúdos leves e que proporcionam bem-estar. Esse é o caso de vídeos de bichos engraçadinhos e bonitinhos.

Veterinários e outros profissionais ligados a comportamento animal também colaboram como influenciadores seja orientando com cuidados da saúde e comportamento dos pets, seja em campanhas para adoção responsável, resgate e denuncia de maus tratos aos animais.

O distanciamento social impactou positivamente nossos cães, gatos e outros pets que estavam habituados a coabitar com seus humanos pouco tempo por dia, e com a pandemia receberam mais carrinho, atenção e assim curtiram muito a companhia de suas famílias. Outro aspecto positivo foi o aumento na adoção de pets.

Pesquisas realizadas durante a pandemia demonstraram que tutores de pets apresentaram maior bem-estar no período de isolamento do que pessoas sem animais de companhia, com reducação de estresse e ansiedade.

O relacionamento mais próximo com os animais suaviza a sensação da solidão causada pelo distanciamento, são altamente benéfico para os seres humanos, trazendo suporte emocional, ocorrendo a liberação de endorfinas e seratoninas responsável pelo bem estar.
 
As pessoas se sentiram menos solitárias, mais amadas e se dedicaram mais aos animais. E essa proximidade com seus tutores os tornou mais felizes pois receberam mais atenção, afeto e cuidados, inclusive com a saúde. Em casa com seus bichinhos, os tutores ficaram mais atentos aos sinais de
doenças aumentando a frequência inclusive de consultas veterinárias.

Os pets foram destaques para saúde mental dos seus tutores na pandemia e agora é a nossa vez de continuar cuidando deles mesmo sem o isolamento domiciliar intensivo.