Quais áreas da veterinária a homeopatia é usada?

A homeopatia por ser considerada um tratamento alternativo e sendo uma terapia natural além por não causar efeitos prejudiciais e acumulativos no organismo como é o caso do tratamento alopático, tem sido cada vez mais procurada.

A homeopatia foi criada pelo médico Samuel Hahnemann, nascido na Alemanha no ano de 1796. A partir de 1970 foi reconhecida pelo mundo e se repercutiu inclusive no Brasil. No ano de 2000 a homeopatia foi a primeira especialidade médico-veterinária reconhecida pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária).

A homeopatia é com certeza muito utilizada por conta da sua eficácia principalmente no tratamento de humanos, no passado era tão utilizada na veterinária, mas hoje com a repercussão de sua eficiência, custo-benefício tem sido cada vez mais procurado o tratamento veterinário com homeopatia. 

E assim a homeopatia pode ser utilizada em diversas áreas promovendo bem-estar, saúde e maior qualidade em produtos de origem animal. Atuante na área de clínica de pequenos e grandes animais, animais silvestres e selvagens, animais de produção carne e leite, piscicultura, apicultura, agropecuária,
agricultura e meio ambiente. Salientando que a homeopatia merece destaque por ser um eficaz e natural e não produz resíduos que contaminam o meio ambiente, A questão ambiental já traz destaque a essa terapia pois cada vez mais é necessário pensar nas questões ambientais gerando cada vez menos poluentes ao nosso planeta. Uma medicina reconhecida de excelência. 
 
Os animaizinhos, como cães e gatos, acabam adoecendo em algum momento, e por este motivo, é muito comum que seus donos optem por levá-los até um veterinário, que quase sempre indica a utilização de medicamentos convencionais.

Quais áreas da veterinária a homeopatia é usada?

Desta forma, em muitos casos, os animaizinhos acabam por apresentar problemas estomacais por conta da ingestão de doses cavalares de remédios pesados, que acabam por causar outros tipos de problemas.

Pois é por este motivo que alguns veterinários começam a lançar mão da homeopatia aplicada à veterinária, para tratar de animaizinhos convalescentes, de modo mais natural e sem prejuízos à saúde estomacal deles.

Estes medicamentos naturais, em muitos casos, são diluídos na água dos animaizinhos, que tomam o tratamento sem sofrer e, em muitos casos, sem perceber que estão sendo tratados, até que melhoram depois de um tempo.

Para tratar a saúde dos bichinhos, bastará a aplicação dos devidos medicamentos homeopáticos, que não irão agredir a saúde deles, e que irão trazer resultados rapidamente, de modo pouco invasivo.

A aplicação da homeopatia veterinária é bem parecida à aplicação em seres humanos, já que o veterinário faz o diagnostico e depois prescreve os remédios homeopáticos correspondentes para que o tratamento tenha início o quanto antes.

É comprovado que a homeopatia veterinária apresenta resultados eficientes e confiáveis em bem pouco tempo, e por sua eficácia, ela elimina a desconfiança que críticos de sua prática faziam ao fato de que ela poderia ser apenas um efeito placebo.

Os animais não são induzidos a entender que estão sendo tratados quando ingerem medicação homeopática, afinal de contas, ela é diluída em sua água, e eles a bebem sem saber que há nela um remédio.

É comprovado também que a homeopatia veterinária também pode ser aplicada a animais de grande porte, como cavalos, por exemplo, com resultados impressionantes.